domingo, 17 de maio de 2015

Tutorial Básico sobre JavaFX

Para darmos inicio as postagens aqui do blog, estarei trazendo um tutorial sobre a estrutura básica do JavaFX, para que todos possam conhecer como realmente ele funciona e no decorrer das postagens a gente consiga avançar para o desenvolvimento de aplicações.
Inicialmente para quem não conhece o Java Swing não sentirá as diferenças de inicio, porém quem já trabalha com o Swing e deseja conhecer o JavaFX vai perceber que ocorre várias diferenças entre uma e outra estrutura, muitos ao ver o JavaFX acham ele um pouco mais simples que o Swing, mas essa parte é uma opinião própria de cada um.
Antes de falarmos exatamente sobre a estruturação JavaFX, irei apresentar alguns dados que encontrei no site do Java, com informações talvez até desconhecidas por muitos, segundo o website informa, são mais de 97% dos Desktops Corporativos que executam o Java, 9 Milhões de desenvolvedores Java em todo o mundo, 3 Milhões de telefones celulares que executam o Java, 125 de aparelhos de TV's que também executam Java, além de diversas outras áreas que utilizam diariamente o mesmo. Como percebemos não é brincadeira o número de pessoas envolvidas em qualquer coisa relacionada a Java no mundo, sendo assim, dando uma segurança ainda maior para se tornar um desenvolvedor.
JavaFX fica conhecido como uma aplicação com Interfaces Ricas e Multiplataforma, pelo fato dele ser executado em qualquer tipo de ambiente e possuir uma estrutura simples, seja ele Web, Mobile e Desktop. Sua estrutura praticamente se resume da seguinte forma:

Stage:
Onde localiza-se o método main, que chama os arquivos FXML e Application.css e na sequencia repassa eles para dentro da aplicação, resumindo é a tela externa da aplicação, aonde encontramos os menus de minimizar, maximizar e fechar.

Scene:
Local onde são implementados todas os elementos de determinada tela a ser executada, seja os menus, campos de inserção ou apenas listas de retorno de informações.

Elementos:
São todos os tipos de funcionalidades que estão sendo inseridos dentro do Scene, como dito anteriormente, pode ser um TextBox, ComboBox, Label, List ou Button. Uma das facilidades dele que veremos no decorrer dos próximos posts que aqui através do JavaFX Scene Builder, eles ficam divididos por seus nomes dentro das propriedades, ficando mais fácil e rápida a edição de cada um deles.

Não podemos esquecer que ele é uma linguagem MVC também ou seja Model - View- Controller, que diferentemente do Java Swing, ela divide-se da seguinte forma:

M - DAO + VO
V - FXML

C - Controller

Resumidamente cada um faz os seguintes processos:
M (DAO + VO): Realiza a ligação do Banco de Dados e a Aplicação através do DAO, e o no VO apenas faz a declaração das variáveis e seus atributos, para que possa ser gerado os get e set. Da mesma forma é feito no Java Swing.

V (FXML):  Local que através do JavaFX Scene Builder, são inseridos todas as configurações da página, com todos itens adicionados nela. Resumidamente é o local aonde fica o código da tela que na sequência é enviada para o Controller fazer a página executar.

C (Controller): É o local onde encontramos todos os tratamentos de eventos da view e também faz o processo de inicialização da view.

Essa seria a estrutura de hierarquia básica do JavaFX. Espero que tenha ajudado quem não conhece ainda o JavaFX, ou quem já conheça possa ter entendido um pouco da diferença entre o Java Swing e o JavaFX.

Um Forte Abraço e Ótima Semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário